Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Monografia constitui um trabalho científico e críticas sobre conteúdos que existem sendo que já tenham sido publicados ou não. Tem como finalidade traçar objetivos com definição concreta, através de atividades integradas.

 

A palavra monografia é originária de mónos que significa um só e de graphein que quer dizer escrever, ou seja, exposição sobre um assunto único ou tema.

 

Na Monografia deve-se discorrer sobre um assunto determinado, ou seja, tratar apenas de um problema específico.

 

Para elaborar a monografia, é necessário seguir normas ou padrões, que geralmente são fornecidos pela Instituição, professor orientador do tema, caso não haja as normas de forma escrita, deve ser feita consultas em bibliografias referentes a este assunto, assim como é fundamental inteirar-se das Normas para trabalhos acadêmicos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

As Normas que são usadas para elaboração da monografia ou da tese consideram:

- definição do que vai ser estudado;

- reconsiderar todo o material existente e todas as outras fontes de consulta disponíveis a respeito do assunto ou tema a ser questionado;

- justificar, ou seja, mostrar com nitidez o motivo do estudo e aprofundamento do assunto e das novas abordagens que se propõe implementar;

- metodologia a ser aplicada, isto é, a forma que pretende estender a monografia ou a tese;

- conclusões, quais foram encontradas, e as sugestões para prosseguir.

É necessário ter foco, disposição, entusiasmo, motivação para que seja feito um ótimo trabalho científico, pois esse trabalho requer grande pesquisa, referente ao tema ao qual o autor propõe tratar. 

Há uma necessidade de dispor na busca sempre de fazer o seu melhor, em fornecer uma contribuição pessoal à classe pertencente à sociedade, esta é uma tarefa fundamental para quem pretende escrever uma excelente monografia.

 

É também importante cuidar da correção gramatical, em redigir com simplicidade, falar e escrever em linguagem direta e sem rodeios, resultando em uma exposição precisa, clara, objetiva, de fácil entendimento para todos.

O tema é livre de uma monografia, podendo ter como base assuntos que foram abordados durante todo o curso, onde o estudante deseja ir mais fundo na sua investigação, isto para monografias que sejam exigidas pelas instituições educacionais.

 

Geralmente são elaboradas monografias e teses para fazer o TCC, com o objetivo de proporcionar aos alunos oportunidades para mostrar o grau de habilidade conquistado, o nível do seu conhecimento, tal fato estimula a sua produção científica e propicia uma consulta e leitura de uma bibliografia específica.

Por outro lado tem como objetivo o aperfeiçoamento da interpretação crítica do estudante, com o aprimoramento da sua competência, o que o deixa preparado perfeitamente para o mercado de trabalho e o torna completamente habilitado para o exercício da sua profissão.

 

Aprenda mais detalhes. Visite o nosso site tccpronto.net

Autoria e outros dados (tags, etc)